Em meados do século XX, a professora inglesa Audrey McAllen começou a observar dificuldades de atenção e concentração em seus alunos. Trabalhava juntamente com o médico Dr. Norbert Glass, e com a euritmista curativa Eyleen Hutchins. Desde aquela época as crianças nem sempre chegavam às escolas com suas capacidades neurológicas e psico-motoras suficientemente amadurecidas e preparadas para os processos de aprendizagem. Ela desenvolveu, então, um método que inclui exercícios de movimento, pintura e desenho.
O primeiro passo é dar consciência dos movimentos corporais ao aluno através de atividades lúdicas. A partir desta noção corporal ele está apto a conhecer e dominar o espaço ao seu redor, compreendendo a realidade tridimensional. Depois poderá representar seus movimentos corporais e a tridimensionalidade espacial nas várias atividades de leitura, escrita e matemática.
Este método foi editado pela primeira vez em 1974 no livro "The Extra Lesson" (A Aula Complementar). Em sua quarta edição, de 1995, a fisioterapeuta Ingun Schneider revisou e ampliou a pesquisa.
No Brasil, um pequeno grupo de estudos começou a se dedicar a esta pesquisa em Maio de 2000, no Colégio Waldorf Micael de São Paulo, sob a supervisão da pedagoga Maria Eugenia Censoni Obniski, que é a diretora desta Formação, com o apoio da "Association for a Healing Education". Este primeiro grupo certificou-se em Novembro de 2002. Um segundo grupo de Formação começou os estudos e práticas em Setembro de 2001 e deve certificar-se em Novembro de 2004.
O primeiro passo é dar consciência dos movimentos corporais ao aluno através de atividades lúdicas. A partir desta noção corporal ele está apto a conhecer e dominar o espaço ao seu redor, compreendendo a realidade tridimensional. Depois poderá representar seus movimentos corporais e a tridimensionalidade espacial nas várias atividades de leitura, escrita e matemática.
Este método foi editado pela primeira vez em 1974 no livro "The Extra Lesson" (A Aula Complementar). Em sua quarta edição, de 1995, a fisioterapeuta Ingun Schneider revisou e ampliou a pesquisa.
No Brasil, um pequeno grupo de estudos começou a se dedicar a esta pesquisa em Maio de 2000, no Colégio Waldorf Micael de São Paulo, sob a supervisão da pedagoga Maria Eugenia Censoni Obniski, que é a diretora desta Formação, com o apoio da "Association for a Healing Education". Este primeiro grupo certificou-se em Novembro de 2002. Um segundo grupo de Formação começou os estudos e práticas em Setembro de 2001 e deve certificar-se em Novembro de 2004.
Apesar de possuírem inteligência normal, algumas crianças, hoje em dia, não conseguem se ajustar às exigências da vida moderna e apresentar resultados positivos dentro da sala de aula.
Educadores e terapeutas necessitam mudar a forma de observar, se relacionar e entender estas pessoas.
Educadores e terapeutas necessitam mudar a forma de observar, se relacionar e entender estas pessoas.
Minha querida prima Teresa Cristina Bunese - Psicóloga e Psicopedagoga explicando um pouco sobre o Extra Lesson.
Neste depoimento, ela fala sobre a relação entre os resultados positivos do trabalho com o Extra Lesson e Psicologia Infantil.
O Extra Lesson é uma terapia antroposófica que trabalha com exercícios de movimento, desenho e pintura para auxiliar o tratamento de crianças com dificuldades de aprendizagem.
Para mais informações sobre o Extra Lesson, acesse: www.recursosespeciais.com.br
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