terça-feira, 28 de junho de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO: Descobrindo Grandes Artistas

Vou compartilhar com vocês o Projeto "Descobrindo Grandes Artistas" que foi realizado aqui na escola onde trabalho.
Vou postar aqui os meus trabalhos realizados na informática como: planejamentos, atividades e vídeos.

PLANEJAMENTOS

Escola de Educação Especial

Planejamento “Sala de Informática” 2011 - Turma Avançada

Professora: Luciane Baroni
         
TEMA PRINCIPAL: “Descobrindo grandes artistas”

PERÍODO: Maio e Junho de 2011

JUSTIFICATIVA: Considerando que os seres humanos, desde cedo, interagem com diversas manifestações artísticas, destacaremos o valor da arte no processo de desenvolvimento social.

OBJETIVO GERAL: Estimular os alunos no desenvolvimento de habilidades a partir do contato com arte, gerando respeito à liberdade de expressão e criação.

OBJETIVO GERAL INFORMÁTICA:
No projeto “Descobrindo grandes artistas”, a intervenção vai ser através da prática reflexiva, onde a criação, observação e transformação sejam uma aprendizagem significativa, em que o aluno possa expressar tudo o que pensa e sabe sobre o contexto em questão.
Dessa forma, os alunos poderão construir um processo criador, informando e contextualizando em relação à produção artística e desenvolvendo-se como pessoas ativas e criadoras assim destacando-se o valor da arte no processo ensino-aprendizagem.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Informática:
- Respeitar regras e combinados
- Cooperar com o grupo
- Reforçar as noções básicas do uso do computador, componentes e recursos e conscientização sobre a importância da conservação do computador.
- Manter e Aperfeiçoar a coordenação viso-motora através de atividades propostas.
- Reforçar o desenvolvimento de habilidades essenciais ao processo de alfabetização, como: seqüências, nomear, identificar, discriminar, classificar, parear, reconhecer, associar e relacionar.
- Incentivar a participação, interesse e iniciativa diante das atividades propostas.
Descobrindo Grandes Artistas:
- Conhecer o artista Candido Portinari apresentando sua vida e a suas obras.
- Estudar e analisar algumas obras (quadros) feitos por Candido Portinari.
- Permitir que o aluno consiga desvendar a história de vida de Cândido Portinari e assim ampliar o seu conhecimento.
- Despertar a curiosidade e o gosto pela arte.
- Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos frente as obras.
- Desenvolver interesse pela o que ele produzir e pela produção dos seus amigos e por todas outras produções com que ele tiver contato.
- Promover o desenvolvimento do aluno, dentro de um ambiente colorido, estimulante e de objetivo educativo, pois a arte abre os horizontes.
- Incentivar através dos pintores que a criança esteja em contato com a arte de forma próxima.
- Conhecer e apresentar as obras de outros artistas relevantes como: Ivan Cruz, Degas, Di Cavalcanti, Monet, Picasso, Romero Brito, Tarsila do Amaral, Miró, Cezanne, Ademir Martins.
- Propor aos alunos a classificação por temas das obras de pintores famosos: brincadeiras infantis, paisagens do interior, retratos, cenas de retirantes, trabalhadores rurais etc.
- Fazer a releitura das obras estudadas através do oral e de desenhos.
- Estimular a conscientização dos alunos sobre importância da cultura.
- Construir um mural para mostrar o trabalho de pesquisa sobre o tema.
- Analisar diversas obras promovendo a leitura e discussão no grupo.

CONTEÚDOS
Serão trabalhadas habilidades básicas para ajudar na alfabetização, leitura, escrita, raciocínio lógico, concentração, atenção e observação através de atividades que contenha os seguintes conteúdos:
Informática:
- Associação de palavras e figuras
- Atenção Visual e Auditiva
- Coordenação motora e viso-motora
- Discriminação visual e auditiva                                                             
- Expressão verbal
- Identificar
- Leitura
- Linguagem receptiva e expressiva
- Memória visual e auditiva
- Nomear
- Orientação espacial.
- Pareamento
- Percepção visual e auditiva
- Reconhecer
- Seqüência
- Raciocínio Lógico
- Vogais
- Consoantes
Descobrindo grandes artistas:
- Apresentação das obras de Candido Portinari;
- Documentários sobre a vida de Portinari.
- Releitura das obras de Candido Portinari analisando uma por uma.
- Biografia de Cândido Portinari;
- Apresentação das obras de grandes artistas citados;
- Diversas atividades relacionadas a “Arte” e Candido Portinari;
- Apresentação aos alunos das telas dos artistas, perguntando se eles já viram algumas daquelas obras se sabem quem pintou, quando foram feitas, que assuntos retratam etc;
- Seleção das obras;
- Classificação das obras por temas: brincadeiras infantis, paisagens do interior, retratos, cenas de retirantes, trabalhadores rurais e etc;
- Visitação de museus virtuais que apresentem obras dos artistas;
- Desenho e pintura de releituras de algumas obras;
- Analisar as obras “O lavrador”, “Café”, “O Negro”, O Mestiço” entre outras promovendo a leitura e discussão no grupo;
- Observar as telas "Retirantes", escolher uma delas e fazer uma leitura da obra estabelecendo uma relação com a fome (Retirantes) ou a agricultura (Colhedores de Café);
- Desenvolver um trabalho de releitura sobre os Retratos da infância de Candido Portinari.
- Realizar algumas produções coletivas, pequenos textos e palavras relacionadas ao tema estudado.

ESTRATÉGIAS
- Paint: Desenho livre, dirigido e pinturas sobre o tema abordado.
- Youtube: Apresentações de vídeos sobre o tema abordado através de documentários, desenhos e etc.
- Power Point ou Windows Movie Maker: Apresentações de figuras do tema abordado
- Internet: Pesquisa Google, Youtube, Sites jogos e atividades relacionadas ao tema
- Material de apoio variado: alfabeto móvel, letras.
- Jogos privados do computador: Diversão e Pedagógico
- Digitação: Word
- Softwares educacionais em geral
- Sulfite para impressão de algumas atividades realizadas e pesquisa.
- Fotografias e figuras
- Jogos pedagógicos: Quebra-Cabeça, caça palavra, forca, cores, memória, encaixes, formas, vogais, consoantes, seqüência, completar, pareação, quantificação e etc.
- Projetor multimídia
- Atividades em duplas

PRODUTO FINAL:
- Criação de mural relacionado ao tema.

---------------------------------------------------------------------------------------------



Escola de Educação Especial
Planejamento “Sala de Informática” 2011 - Turma INTERMEDIÁRIA
Professora: Luciane Baroni

TEMA PRINCIPAL: “Descobrindo grandes artistas”
 

PERÍODO: Maio e Junho de 2011

JUSTIFICATIVA: Considerando que os seres humanos, desde cedo, interagem com diversas manifestações artísticas, destacaremos o valor da arte no processo de desenvolvimento social.
 

OBJETIVO GERAL: Estimular os alunos no desenvolvimento de habilidades a partir do contato com arte, gerando respeito à liberdade de expressão e criação.

OBJETIVO GERAL INFORMÁTICA:
A informática será utilizada como um recurso pedagógico onde propiciará conhecimentos básicos de informática e meios diferenciados para o melhor desenvolvimento das potencialidades cognitivas e assuntos relacionados ao projeto “Descobrindo grandes artistas”.
O projeto “Descobrindo grandes artistas” vai ajudar os alunos descobrirem e se sensibilizarem com as imagens que vão ser estudadas das obras de Portinari e Ivan Cruz, assim criando uma aprendizagem que envolverá um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos que serão construídos juntamente pelo aluno com orientação do professor.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Informática:
- Respeitar as regras e combinados
- Ligar e desligar o computador.
- Ajudar a desenvolver atitudes de cooperação e organização dentro da sala de informática.
- Introduzir noções básicas do uso do computador e conscientizar sobre a importância da conservação do computador.
- Complementar o desenvolvimento de habilidades essenciais ao processo de alfabetização, como: nomear, identificar, discriminar, classificar, seqüência, reconhecer e relacionar.
- Incentivar a participação, interesse, oralidade e iniciativa diante das atividades propostas.
- Aperfeiçoar a coordenação motora, viso-motora e orientação espacial através de atividades dirigidas.
- Utilizar o vídeo como recurso para o contato visual, atenção visual e auditiva.
Descobrindo Grandes Artistas:
- Visar o conhecimento da vida de Portinari através do livro “Crianças famosas: Portinari”.
- Conhecer as obras (quadros) que falem sobre as brincadeiras feitos por Candido Portinari
- Fazer a releitura do livro “Crianças famosas” Portinari.
- Permitir que o aluno consiga desvendar a história de vida de Cândido Portinari e assim ampliar o conhecimento.
- Despertar a curiosidade e o gosto pela arte
- Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos frente as obras.
- Desenvolver interesse pela sua produção  e por outras produções com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.
- Promover o desenvolvimento do aluno, dentro de um ambiente colorido, estimulante e de objetivo educativo, pois a arte abre os horizontes da criança.
- Conhecer e apresentar as obras de outros artistas como: Ivan Cruz
- Mostrar as diversas brincadeiras nas obras do pintor Ivan Cruz.
- Construir um mural com as atividades feitas e mostradas sobre o tema.
- Trabalhar de forma divertida através de atividades diferenciadas onde possa explorar de diversas maneiras as cores.

CONTEÚDOS
Serão trabalhadas habilidades básicas para a alfabetização, leitura, escrita, raciocínio lógico, concentração, atenção e observação através de atividades que contenha os seguintes conteúdos:
- Associação de figuras
- Atenção Visual e Auditiva
- Coordenação motora e viso-motora
- Cores
- Discriminação visual e auditiva
- Esquema corporal
- Expressão verbal
- Identificar
- Memória visual e auditiva
- Nomear
- Orientação espacial.
- Pareamento
- Percepção visual e auditiva
- Raciocínio Lógico
- Reconhecer
- Seqüência
- Vogais
Descobrindo grandes artistas:
- Vida e obras de Candido Portinari;
- Releitura e analise das obras de Candido Portinari;
- Apresentação das obras de Ivan Cruz;
- Identificar, nomear e reconhecer as diversas brincadeiras nas obras do pintor Ivan Cruz;
- Diversas atividades relacionadas a “Arte” e Candido Portinari;
- Fazer uma montagem de vídeo com a voz gravada dos próprios alunos recontando a estória de Candido Portinari (releitura do livro: Crianças famosas Portinari)

ESTRATÉGIAS
- Paint: Desenho dirigido e pinturas.
- Power Point e Movie Maker: Apresentações do tema abordado
- Power Point e Movie Maker: Apresentação da releitura do Livro estudado
- Internet: Jogos, histórias, músicas, clipes e atividades relacionadas ao projeto
- Softwares educacionais em geral: Atividades e Jogos
- Jogos privados do computador: Diversão e Pedagógico
- Fotografias e figuras
- Youtube: Apresentações de vídeos sobre o tema abordado através de documentários, desenhos, e etc.
- Jogos pedagógicos: Quebra-Cabeça, cores, memória, encaixes, formas, vogais, consoantes, seqüência, pareação e etc.
- Projetor multimídia
- Jogos de aprendizagem para iniciação ao uso do computador

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada durante todo o desenvolvimento do projeto e constará da observação dos alunos em relação:
- Ao envolvimento e participação nas atividades desenvolvidas
- À observação das facilidades e dificuldade de cada, respeitando as diferenças e necessidades individuais.

PRODUTO FINAL
- Realizar uma Apresentação de Power Point com a releitura do livro “Crianças famosas” contada pelos alunos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO ARTE – CÂNDIDO PORTINARI

DURAÇÃO: Conforme a necessidade do aluno

RECURSO USADOS:
- Power Point
- Movie Maker
- Internet
- Word
- Cd-rom – Quadrões da Turma da Mônica
- Paint ou Kid Pix
 

RECURSOS DE APOIO
- Microfone
- Projetor multimídia

OBJETIVOS
·   Conhecer o pintor Candido Portinari, utilizando Internet, livro e CD-ROM como fonte de pesquisa.
·   Criar desenhos utilizando o computador.
·   Linguagem

DESCRIÇÃO DO PROJETO
Os itens pesquisados foram:
- Infância do Pintor (cidade e casa onde morou, os pais, primeira escola de artes que cursou)
- Estilos de pinturas
- Vida pessoal
Foi passado videos relacionados a Cândido Portinari
Foi utilizado o cd-rom Quadrões para fazer a pesquisa dos estilos de tela que Portinari pintava.
Leitura do Livro: Crianças famosas pelo prjetor multimídia. As crianças fizeram a interpretação e discussão sobre o livro.
Depois os alunos juntamente com a professora fizeram uma releitura do livro fazendo uma montagem no Power Point onde as crianças através do microfone contavam a história sobre a vida de Candinho da maneira que elas iam lembrando e interpretando as imagens.
Escolhemos duas obras para que as crianças fizessem a releitura. Em outra aula, usando o estilo de Candido, as crianças usaram o Paint ou Kid Pix para criar uma "tela".
Para os alunos de melhor compreensão foi dada atividades de digitação.
* Pode-se fazer  numa reunião de Pais a Exposição contendo impressões da linha tempo, sobre a vida e a obra do pintor.
Exposições sobre as releituras feitas pelas crianças, citadas acima, e também feita em sala de aula, com a professora.

EXEMPLOs DE ATIVIDADES WORD





ATIVIDADES PLANEJADAS / JOGOS EDUCATIVOS

Cada atividade dessa foi dada conforme o desenvolvimento e entendimento das salas trabalhadas.
A atividade pode ser a mesma para algumas salas, mas os objetivos devem ser adequados conforme cada sala.


1- Youtube: Vídeos relacionados a Vida de Cândido Portinari *USO DO PROJETOR
- Filme Windows Movie Maker (Meu): Vida de Cândido Portinari
- Filme Documentário Movie Maker (meu): Documentário Guerra e Paz Portinari
Objetivo: Através dos vídeos mostrar como foi a vida de Cândido Portinari desde seu nascimento.
- Expressão verbal
- Interesse
- Interpretação

2- Digitação no Word – Sobre a vida de Cândido Portinari
Objetivo: Reforço do conteúdo aplicado. Digitar o que aconteceu no ano de 1903.
- Memória visual e auditiva
- Identificação de Letras
- Decodificação de frases


3- Memória das cores. 3 Jogos - Site: Atividades educativas
Objetivo: Achar os pares de cores iguais
- Atenção visual e auditiva
- Orientação espacial
- Memória Visual

4- The Sketcher - Site: Atividades educativas – Seção: Artes Pág 18
Objetivo: Passando o mouse por cima de várias formas e linhas para testar a coordenação motora.
- Percepção visual
- Organização espacial
- Orientação espacial
- Coordenação viso motora

5- Pintando tudo - Site: Atividades educativas – Seção: Artes Pág 18
Objetivo: Pintar as figuras de acordo com as cores pedidas (indicadas)
- Atenção visual
- Identificar
- Discriminação
- Orientação espacial

6- Colors Matching – Site: Atividades educativas – Seção: Artes Pág 18
Objetivo: Observe a cor apresentada e clique no quadrado abaixo que tenha a cor igual.
- Discriminação
- Percepção visual
- Raciocínio lógico

7- Brinque de ser artista – Grandes artistas – Discovery Kids
Objetivo: Pintar quadros dos grandes artistas
- Atenção visual
- Atenção auditiva
- Coordenação motora
- Orientação espacial

8- Youtube: Vídeos relacionados a Cândido Portinari *USO DO PROJETOR
- Vídeo museu casa de Portinari em Brodowski depoimentos
- Vídeo museu casa de Portinari “Um passeio no museu”
Objetivo: Mostrar através dos vídeos o modo de vida de Cândido Portinari mostrando a sua casa e seus pertences.
- Expressão verbal
- Interesse
- Interpretação

9- Digitação no Word – Sobre a vida de Cândido Portinari
Objetivo: Reforço do conteúdo aplicado. Digitar o que aconteceu no ano de 1909, 1912 E 1918.
- Memória visual e auditiva
- Identificação de Letras
- Decodificação de frases

10- Apresentação Movie Maker – Livro: Crianças famosas Portinari *USO DO PROJETOR
Objetivo: Conhecer a história de Portinari quando ele era pequenininho ate se tornar famoso. Fazer uma leitura das imagens. Depois fazer com que cada aluno reproduza a história da maneira deles através do microfone para todos escutarem.
- Oralidade
- Interesse
- Atenção visual e auditiva
- Interpretação

11- Apresentação Movie Maker – Obras de Ivan Cruz (brincadeiras) *USO DO PROJETOR
Objetivo: Através do vídeo mostrar as obras de Ivan Cruz retratando as brincadeiras.
- Atenção Visual
- Interação
- Oralidade

12- Youtube: Vídeo museu Cândido Portinari *USO DO PROJETOR
- Vídeo museu casa de Portinari “Um passeio no museu”
Objetivo: Mostrar através do vídeo como era casa onde Portinari “Candinho” morou.
- Atenção visual
- Interesse


13- Youtube: Vídeo relacionado a Cândido Portinari *USO DO PROJETOR
- Vídeo de algumas de suas obras com poesias falando do cotidiano de sua vida
Objetivo: Mostrar no vídeo que através das suas obras ele retratava como era sua vida na infância não só na sua pintura, mas com poesia também.
- Atenção visual e auditiva
- Interesse
- Discriminação de imagens
- Percepção visual

14- Digitação no Word – Nomes de algumas obras de Cândido Portinari
Objetivo: Reforço do conteúdo aplicado acima.
- Memória visual e auditiva
- Identificação de Letras
- Seqüência

15- Apresentação Movie Maker – Obras de Cândido Portinari (brincadeiras) *USO DO PROJETOR
Objetivo: Através dos vídeos mostrar as obras de Portinari retratando somente as suas obras que reúnem várias brincadeiras.
- Expressão verbal
- Interesse
- Interpretação
- Identificar
- Reconhecer

16- Apresentação Movie Maker – Retratos da Infância *USO DO PROJETOR
Objetivo: Mostrar através dos vídeos as obras de Portinari retratando os “Retratos de Infância e suas Brincadeiras” da sua época.
- Oralidade
- Atenção visual
- Identificar
- Reconhecer

17- Apresentação Movie Maker – Obras de Ivan Cruz (brincadeiras) *USO DO PROJETOR
Objetivo: Através dos vídeos mostrar as obras de Ivan Cruz retratando as brincadeiras. Mostrar a diferença das telas pintadas com o mesmo tema entre Ivan Cruz e Portinari.
- Expressão verbal
- Interesse
- Interpretação
- Identificar
- Reconhecer

18- Movie Maker: Obras mais importantes de Cândido Portinari *USO DO PROJETOR
Objetivo: Mostrar no vídeo algumas das obras mais comentadas e importantes de Portinari.
- Atenção visual e auditiva
- Interesse
- Discriminação de imagens
- Percepção visual
- Interpretação da imagem

19- Clic programas - Jogos
Objetivo: Ligar as obras de Portinari aos seus nomes
- Atenção visual
- Memória visual e auditiva
- Discriminação de palavras
- Associação de letras e imagens
Objetivo: Caça palavras sobre as obras de Portinari: músico, pião, futebol e circo
- Sequência
- Orientação espacial
- Identificação de letras e palavras
Objetivo: Montar Quebra-cabeça das obras: café, futebol, banda de música, palhacinhos na gangorra, o mestiço, pipa, retirante, roda infantil. Vou dar o Q.C com 4 a 6 peças no máximo para que eles façam todos.
- Orientação espacial
- Organização espacial e lógica
- Percepção visual

20-Quebra-cabeça das obras ‘A Cuca” e “O Touro” de Tarsila do Amaral- Site: Atividades Educativas – Seção: Artes
Objetivo: Montar a obra de Tarsila do Amaral. Colocar as peças nos lugares corretos (sombras).
- Orientação espacial
- Coordenação motora

21-Quebra-cabeça da obra “Abaporu” de Tarsila do Amaral e “Menino de chapéu” de Portinari- Site: Atividades Educativas – Seção: Artes
Objetivo: Observar com cuidado o modelo do quadro. Clicar em uma das peças desmontadas na área da direita. Depois, dentro do quadradinho, à esquerda, clicar no lugar em que a peça corresponda.
Se for o lugar certo, a peça será transferida. Caso contrário, o aluno tentará novamente.
- Orientação espacial
- Organização espacial
- Coordenação motora
- Estruturação espacial

22- Jogos da Memória com as obras de Portinari – Site: Atividades Educativas – Seção: Artes
Objetivo: Achar os pares.
- Memória visual
- Reconhecer
- Orientação espacial
- Pareamento

23-Aprendendo Cores – Site: Bebelê
Objetivo: Aprender as cores através da música interativa com figuras em movimento.
- Atenção auditiva e visual
- Interação

24-Vamos pintar – Site: Atividades Educativas – Seção: Artes pág 10
Objetivo: Através do pincel virtual os alunos irão pintar várias figuras que parecem estar em movimento.
- Percepção visual
- Atenção visual
- Coordenação motora

25- Pintura- Malha Mágica - Site: Atividades Educativas
Objetivo: Ir clicando no desenho onde tem os pontinhos para colorir.
- Coordenação Motora
- Orientação espacial

26- Forma e desenhos – Site: Escola Games
Objetivo: Colocar as diversas formas no lugar correto da imagem (triangulo, quadrado, retângulo circulo e outras formas.
- Percepção visual
- Atenção visual
- Coordenação Motora

27- Paint- Desenhar uma obra (quadro).
Objetivo: Fazer com que os alunos façam um desenho no Paint de alguma imagem que tenha sido trabalhada em sala de aula. O aluno fará o desenho olhando a imagem escolhida e assim fazendo a releitura da obra através do desenho.
- Coordenação motora
- Orientação Espacial
- Iniciativa
- Criatividade

28- Paint- Desenhar e pintar a obra “meninos empinando pipa” Portinari.
Objetivo: Fazer com que os alunos façam um desenho no Paint da obra “meninos empinando pipa”. O aluno fará o desenho olhando a imagem e assim fazendo a releitura da obra através do seu próprio desenho.
- Coordenação motora
- Orientação Espacial
- Iniciativa
- Criatividade

29- Restaurações de obras de arte- Site: Atividades educativas – Seção: Artes pág 6.
Objetivo: Passar cola no pedaço quebrado e depois levar a peça correta para colar no pedaço em que a obra esta quebrada, assim montando a obra novamente.
- Percepção visual
- Coordenação motora
- Atenção visual
- Orientação espacial

30- Software- Histórias em Quadrões da Turma da Mônica * USO DO PROJETOR
Turma da Mônica representando os quadros de artistas famosos. A turma da Mônica é pintada nos quadros, mas com temas dos artistas famosos.
Objetivo: Fazer com que os alunos conheçam através da turma da Mônica alguns quadros de pintores famosos como Portinari, Picasso, Van Gogh e outros.
Através desse vídeo eles ouviram as estórias de alguns quadros contadas pela turma da Mônica e Maurício de Souza.
Depois dentro do próprio cd tem  jogos de memória e quebra cabeça (relativo aos quadros apresentados) e chamarei cada aluno para ir ate o computador  jogar. Quando o aluno estiver jogando comigo os outros alunos vão ver a atividade sendo realizada do amigo pelo projetor.
- Atenção Visual e Auditiva
- Interesse
- Reconhecer figuras que estejam no quadro
- Oralidade
- Estímulo de linguagem
- Coordenação motora
- Orientação espacial

vídeos








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário