terça-feira, 31 de agosto de 2010

INFORMÁTICA - Uso Pedagógico da Internet

INTERNET - USO PEDAGÓGICO NA INTERNET

O processo de informação e comunicação está ligada diretamente em nosso meio, com isso vem trazendo muitas mudanças em nossas vidas e sociedade.

As tecnologias vêm ajudar nossa interação com o meio de forma mais rápida, com isso traz também a insegurança, pois temos que se preparar para uma avalanche de informações e saber utiliza-las educacionalmente a nosso favor.

As tecnologias de hoje podem oferecer muito aos alunos de educação especial com elas o aluno terá sua igualdade, valorização pessoal, amenização à discriminação, e inclusão pessoal. As tecnologias têm trazido muitas mudanças não só no agir, mas também no pensar desses alunos, pois eles vivenciam, interagem e participam ativamente dos ambientes virtuais em geral.

Os ambientes virtuais constituem para as pessoas um recurso fundamental com se fosse “janelas para o mundo”, onde possibilita um acesso ilimitado de informações e trocas a todo o momento.

Estamos vivendo em uma sociedade que traz muitas informações por diversos meios de comunicação como: a TV, jornal, internet essa ultima permite estabelecer uma comunicação imediata com diversas pessoas em tempo real e uma exploração com um mundo virtual.

Enfim, a comunicação é uma necessidade humana e ela se da a todo momento através da linguagem e com ela o homem estrutura seu pensamento, traduz o que quer, comunica-se, produz significação e sentido.

A internet se faz necessária na educação especial, pois com ela os alunos podem trocar informações e experiências e conhecer um mundo novo através dos ambientes virtuais.

A internet pode ser uma grande ferramenta aliada a educação, pois ela pode vir ajudar diretamente assuntos abordados em sala de aula ou atualidades.

A adequação do uso da internet é muito importante dependendo da sala que for utilizar e é de responsabilidade do professor a orientação de acesso das páginas a serem visitadas. O professor tem que ser mediador para que os alunos saibam acessar de modo adequado os ambientes virtuais.

No momento o que mais me chama atenção é que através da Internet podemos contar com uma infinidade de sites educativos para utilizar jogos, atividades educativas e outras formas de comunicação como vídeos para o uso nas aulas de informática.

O computador está fazendo da educação um processo construtivista, em que os professores e alunos aprendem juntos a todo tempo e eu sou "prova" dessa troca, pois aprendi muito com eles.

Não podemos perder de vista os objetivos do uso da Internet e a sua utilização inteligente no processo educacional, pois é uma grande conquista do nosso tempo e certamente no futuro veremos o resultado dessa integração dos alunos que estamos ajudando neste momento.

2 comentários: