domingo, 12 de setembro de 2010

INFORMÁTICA - A Informática na Educação Especial

Falar sobre Informática na Educação Especial não é tão fácil como imaginamos. Existe muita teoria em livros, monografias, dissertações, pesquisas, blogs, entre outros meios, mas na prática, muita coisa muda, principalmente para quem trabalha com Informática na Área da Deficiência Intelectual.

Tudo que pesquisei pela Internet durante anos foi importante, mas nunca definitivo e totalmente adequado para meu trabalho diário realizado na Informática Especial. Tudo muito complexo para meus alunos...Na maioria das vezes, o jeito foi colocar a criatividade para funcionar...

As dificuldades encontradas por nós, professores, vão desde as adaptações em hardwares (mouse, por exemplo) até encontrar os softwares/jogos educativos mais adequados, e que, além de tudo, sejam funcionais para todos os alunos principalmente para aqueles que tem um grande comprometimento cognitivo.

No exemplo do mouse, sabemos que existem vários modelos adaptados, mas para trabalhar com DI infelizmente ainda não tem nada que seja mais adequado em alguns casos. Muitas vezes me deparei com alunos sem nenhuma coordenação e habilidade com o mouse, por serem cognitivamente muito comprometidos. Para esses casos, eu vivo inventando adaptações para que esses alunos consigam pelo menos tentar fazer algo com apenas um clique. E como é difícil!

E as atividades então... Nem se fala! Depois de muitos anos, consegui adaptar algumas para facilitar meu trabalho. Haja Criatividade!

Procurar jogos e softwares na Internet voltados para essa área também não é fácil, mas ultimamente tenho tido muitas coisas boas e novidades para compartilhar com vocês.


INFORMÁTICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM


A informática, hoje tão presente em nossas vidas, é extremamente necessária aos portadores de necessidades educacionais especiais, permitindo assim que o aluno com deficiência utilize os recurso disponíveis no computador, como o auxílio visual, auditivo, motor e interativo para facilitar a sua aprendizagem.
A utilização da informática para o processo ensino-aprendizagem na educação especial atende necessidades específica no âmbito da deficiência mental, físico-sensorial e motor, com influências nas dimensões socio-afetivas. Essa ferramenta propicia um ambiente estimulador e diferenciado de aprendizagem que desperta o interesse do aluno, estimulando atividades cognitivas básicas e de conceitos nas diversas áreas do conhecimento.
A informática especial é um recurso pedagógico e de comunicação que propicia aos alunos portadores de necessidades especiais possibilidades de novas experiências, favorecendo seu desenvolvimento e aprendizagem globais. As aulas de informática ministradas se norteiam para a aquisição de conceitos básicos visando a alfabetização, pedagógico, interação social e a comunicação.
A utilização deste recurso atende a uma diversidade de alunos portadores de diferentes patologias em diversas faixas etárias. O trabalho pedagógico nesta perspectiva terá maior amplitude, possibilitando a interatividade entre o trabalho a ser desenvolvido na sala de informática e na sala de aula.

Objetivo Geral:- Através de um ambiente computacional propiciar o desenvolvimento das potencialidades cognitivas de alunos com necessidades educacionais especiais, entendidos como sujeitos do seu processo de aprendizagem e construção de seus conhecimentos.
- Troca pedagógica entre a sala de aula e o ambiente da informática.
- Possibilitar maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.

Objetivo Específico:- Desenvolvimento de Conteúdos Pedagógicos com base no Currículo Nacional Comum;
- Comunicação Alternativa para alunos com graves comprometimentos motores;
(caso na escola tenha alunos com Deficiência Física)
- Conhecimento Básico de Informática para futura inserção no mercado de trabalho.

12 comentários:

  1. Olá Lu, adorei seu blog e ele esta me ajudando muito este ano. Trabalho com a educação especial há 12 anos e atualmente estou no laborátorio de informática. Não sei muito,mas estou com muita vontade de aprender.
    A explicação das partes do computador está bem didática e quero saber como utilizar seus slides na minha aula. Peço sua ajuda
    Obrigada
    Elisangela

    ResponderExcluir
  2. Estou aprendendo usar ferramentas da web, sou educadora e gostei muito do seu trabalho. Vou incluir na minha prática pedagógica.
    Obg.
    vanilda

    ResponderExcluir
  3. OLA. Adorei seu blog. Parabens. Vc tem algo que eu possa trabalhar no laboratorio de informatica com turma EJA na educação especial?
    Agradeço ja.
    Aguardo contato por email se der: imac.souza@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! O seu Blog é de excelente qualidade!! Repassei para todos os meus contatos para darem uma olhada!!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, pessoas como vocês que nos prescisamos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. vcs estão de parabéns muito bom, sou professora de crianças especiais e realmente na área de informática temos muito pouco dados pedagógicos, concordo plenamente com que escreveram nota mil...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, trabalho lindo e iluminado.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns lindo trabalho eu acompanho direto seu blog, uso vários site de jogos para meus alunos e sempre busco novidades

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu blog. Parabéns lindo trabalho. Vc tem algo que eu possa trabalhar no laboratorio de informatica com turma EJA na educação especial? Obrigada!
    Aguardo contato por email:cleidesantosviana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, estou em educação especial pelo 1º ano em educação especial e este blog foi muito útil. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde sou professor de informática e estou querendo me especializar com crianças especiais, gostaria muito de sua ajuda.

    ResponderExcluir