domingo, 8 de maio de 2011

Maria Montessori - Sua estória e material didático

Falar sobre Maria Montessori me lembra muito a minha infância!!
Estudei numa escola Montessoriana e lembro até hoje as atividades concretas desenvolvidas. Belas lembranças daquela época. Hoje trabalhando na Educação Especial vejo que o material utilizado é ótimo para trabalhar com os alunos da Educação Especial.

MARIA MONTESSORI E A EDUCAÇÃO
Maria Montessori (1870-1952), nasceu na Itália. Formada em medicina, direcionou a carreira para a psiquiatria e logo se interessou por crianças especiais.
A médica e antropóloga italiana Maria Montessori elaborou uma pedagogia e uma reflexão a partir de seu trabalho prático com crianças.

Seu trabalho é muitas vezes acusado de não ter base teórica, sendo confundido com um conjunto de técnicas.

Maria Montessori criou as "Casa dei bambini" preocupando-se com a educação das crianças e com a formação de seus professores. Ela, foi sempre muito mais conhecida, à época, como médica, militante dos direitos femininos e como professora em cursos de Antropologia da Educação do que como pedagoga.

Seus escritos e o Sistema Montessori de educação ganharam o mundo, encontrando-se até hoje inúmeras escolas montessorianas.

Montessori atribuía grande espaço aos fatores biológicos, porém, sem vê-los como determinantes do desenvolvimento, já que um meio favorável poderia modificar certos traços herdados.

Para Montessori, a educação tradicional modelava as crianças, sujeitando-as tiranicamente às concepções adultas.

Maria Montessori defendia que o caminho do intelecto passa pelas mãos, porque é por meio do movimento e do toque que os pequenos exploram e decodificam o mundo ao seu redor. Muitos dos exercícios desenvolvidos pela educadora objetivam chamar a atenção dos alunos para as propriedades dos objetos (tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho)

A palavra chave da pedagogia montessoriana é a normalização. A normalização consiste em harmonizar a interação das forças corporais e espirituais, corpo, inteligência, vontade. Esta reunificação de forças das crianças ocorreria à medida em que elas trabalhassem de modo concentrado e atento.
Montessori criou uma série de exercícios como os "Exercices de la vie quotidienne" que eram úteis à saúde da própria criança, ao meio ambiente e à vida em sociedade. Para ela, a atividade manual e física com objetos definidos, ajudavam à organização interna das crianças.

Todo o trabalho de Montessori se apoia sobre uma série de materiais didáticos, organizados em cinco grupos: material de exercícios para a vida cotidiana, material sensorial, de linguagem, de matemática e de ciências.

Os materiais compreendem quebra-cabeças, letras em madeira ou lixa, diferentes alfabetos para compor palavras, formas variadas, barras de contagem, algarismos em lixa e madeira, conjuntos de contas coloridas etc...

O material é de livre escolha do aluno e seu uso ocorre a partir do ritmo de cada um. Cada tipo de material é auto-corretivo o que permite que a própria criança avalie seu progresso.

Trabalhando em ritmo individual, cada criança passa de forma própria pelos materiais necessários.

No Instituto Montessori os professores não ensinam mas ajudam a criança a aprender. Falta à obra de Montessori uma visão do sujeito coletivo.

Maiores informações sobre a obra de Maria Montessoria podem ser encontradas em:
• La pédagogie scientique - ESF, Paris, 1970
• La scperta del bambino - Milão, 1950











































6 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar a sua experiência, vai contribuir para a fundamentação do meu artigo e será norteador da minha oficina de Estimulação Sensorial, disponível em meu blog: http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/
    Marcadores: Projeto Estimulação Sensorial
    Marcadores: Oficinas de Capacitações - CMEIs (oficina 1)

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite!
    Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre metodo de alfabetização Montessoriana e não estou encontrando passo a passo do metodo, tipo todo o material que é utilizado, quando as crianças começam a reconhecer as letras.
    Seria possivel me enviar algum conteudo?
    Muito obrigada
    prisalmeida2@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá , parabéns pelo trabalho . Aonde posso adquirir o material ? tens como indicar um site ou uma loja ?
    obrigada Mery

    ResponderExcluir
  4. Olá, Parabéns! Também gostaria de saber onde adquirir o material...tem indicação?

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de seu blog, e também gostaria de saber onde posso comprar estes materiais.
    Estarei acompanhando suas publicações.
    Obrigada e sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Apresentação bastante esclarecedora. Parabéns!!!
    Onde adquiro o material montessoriano?
    eent.institucional@gmail.com

    ResponderExcluir