MINHA PAIXÃO - Equoterapia





EQUOTERAPIA

É um método terapêutico que utiliza o cavalo em atividades eqüestres e técnicas de equitação dentro de uma abordagem multidisciplinar das áreas de saúde e educação, buscando o desenvolvimento bio-psico-social no tratamento de portadores de: deficiências causadas por lesões neuromotora (cerebral ou medular); deficiência sensoriais (áudio-fono-visual) ; distúrbios evolutivos e ou comportamentais ; patologias ortopédicas (congênita ou acidentais).

A equoterapia emprega o cavalo como instrumento fundamental para proporcionar ao praticante ganhos psíquicos e psicológicos. Essa atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação e equilíbrio.

A interação com o animal, desde os primeiros contatos e cuidados preliminares até a montaria, desenvolve, ainda novas formas de comunicação, socialização, confiança em si mesmo e auto-estima.

Além disso se trata de terapia desenvolvida em ambiente aberto, junto à natureza, tornando-se uma atividade revalorizante.

A equoterapia pode ter duas ênfases: - uma, com intenção clínica e terapêutica ou reabilitadora; - outra, utilizando o cavalo com fins de lazer e de esporte, com caráter lúdico e reeducativo.

Este método terapêutico não substitui outras técnicas já conhecidas e aprovadas e muito menos se propõe a curar deficiência do praticante.

Para a escola italiana, a R.E (Reeducação Eqüestre) é indicada nos casos de Deficiência Motoras Causadas por Lesões Neuromotoras e Distúrbios Evolutivos e Comportamentais que são:

Lesões Cerebrais: P.C.I (Paralisia cerebral infantil), traumas encefálicos, sequelas de processos inflamatórios do SNC;

Déficit de Produção de Movimento: Paresias (estado de dormência, perda de sensibilidade) ou Paralisias;

Distúrbios da Coordenação e da Regulação do Tônus Muscular: espasticidade (patologia localizada na articulação e causa bloqueio de movimentos), distonias, etc., onde existe constantemente uma falta de atuação dos automatismo fundamentais para o controle postural dos movimentos (distúrbios do equilíbrio, etc);

Déficit Neuromotores por Lesões da Medúla Espinhal Lesões de Nervos Periféricos: paralisias obstétricas do plexo braquial (terminações nervosas), onde nos encontramos perante a maioria das paralisias ou paresias flácidas (paralisia parcial ou incompleta ) com hipotonia e hipotrofia muscular (diminuição da tônus muscular), frequente associadas a disformismos esqueléticos (mal formação).

Distúrbios Evolutivos e Comportamentais.

Atraso Maturativo do Desenvolvimento Psicomotor: Frequentemente associado à déficts de atenção e instabilidades psicomotoras (engloba as formas de origem genética ).

Distúrbios Comportamentais: Formas psiquiátricas de psicoses infantis e estados marginais.

Patologias Ortopédicas: Disformamos esqueléticos, cifoses (curvatura da coluna vertebral de convexidade posterior) e escolioses ( problema de coluna em que há um desvio em "S" para qualquer um dos lados.

Distúrbios Sensoriais

A EQUIPE

A sessão de equoterapia abrange a chegada do praticante as instalações (baias e picadeiro), onde poderá participar dos cuidados e preparações do cavalo, passando pelo montar, cavalgar, desmontar e recolher o cavalo às baias, bem como outras atividades coordenadas pelos instrutores. Deve-se realizar em um terreno sem irregularidades, plano e que transmita calma. É necessário também um galpão para os dias de frio e chuva.

Os cavalos, usados em equoterapia, são mansos e dóceis, especialmente preparados para atividades. Os equipamentos de montaria são definidos de acordo com a avaliação da equipe técnica. O deslocamento do cavalo (passo, trote, etc) é também determinado com fins terapêuticos específicos para cada praticante.

A equoterapia é desenvolvida por uma equipe técnica multidisciplinar composta, basicamente, por um instrutor titulado em equitação, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogo e outros profissionais.

A fim de avaliar e executar o tratamento, foi organizado um grupo multidisciplinar dividido em duas equipes:

a) Equipe de Avaliação
Fisioterapeuta, Psicólogo, Pedagogo

b) Equipe de Execução
Fisioterapeuta, Pedagogo, Instrutores, Auxiliares Voluntários

Esta equipe está em constante intercâmbio para troca de conhecimento sobre seu campo de atuação: as patologias, o cavalo e sua utilização para fins terapêuticos.

Após avaliação e liberação médica do praticante a equipe se junta para avaliação e elaboração de um programa de atendimentos e técnica adequada as necessidades de cada caso, dependendo do diagnóstico ou enfoque dado estarão atuando mais um do que outro profissional.

O profissional para atuar em Equoterapia, além de sua formação acadêmica, necessita de formação por cursos e estágios específicos em Equoterapia.

O instrutor e condutor de equitação: precisam ter cursos específicos em equitação e adestramento. Realizam o treinamento específico do passo do cavalo, no momento certo e adequado a cada praticante e aplicação das atividades elaboradas pela equipe técnica.

As funções do fisioterapeuta do grupo são: Fornecer liames adequados com a profissão médica; dar confiança a ajudantes leigos; interpretar diagnósticos em linguagem leiga, dar palestras explicativas e demonstrar técnicas de manuseio, condução e erguimento; aconselhar sobre a capacidade de montaria e a habilidade funcional geral de cada cavaleiro; manter, quando praticável, fichas de progresso e auxiliar, em qualquer pesquisa planejada.

É aconselhável que um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional participe de cada grupo lidando com cavaleiros deficientes físicos, onde não há médico responsável.

INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

A equoterapia é indicada em casos de qualquer patologia ligada ao, sistema nervoso central. Mesmo abrangendo grande variedade de patologias, é necessário encaminhamento médico; (avaliação médica, fisioterapia e psicológica).

 Dentre estas patologias relacionam-se:
- todos os tipos de paralisia cerebral
- traumatismo crânio-encefálico
- acidente vascular cerebral
- síndrome de Down
- problemas de coluna
- esclerose múltipla
- atrasos motores
- problemas comportamentais

Há , por outro lado, condições em que a equoterapia é contra-indicada:
- doenças em processo agudo
- inadequada tolerância de movimento nas articulações dos quadris e coluna lombar.
- reduzida sensibilidade nas nádegas e coxas
- síndromes desconhecidas
- luxação de quadril
- falta de cooperação por parte do paciente
- convulsões frequentes
- alergias

Dentre os benefícios, podemos relacionar os seguintes itens:
- auto-estima
- auto-confiança
- relaxamento
- responsabilidade
- sensação de independência
- liberdade
- melhora no tônus muscular
- diminuição da espasticidade
- coordenação
- movimentação
- reações de equilíbrio
- simetria
- controle de cabeça
- controle de tronco
- mobilização da pelve e coluna lombar
- inibição de reflexos posturais tônicos
- reações de indireitamento
- indução a uma marcha melhor
- esquema corporal
- equilibrio
- quebra de padrão
- consciência corporal
- motivação
- melhora da interação/vínculo
- melhora da atenção e contato com os estímulos externos.
- emissão de respostas significativas.
- maior autonomia nas AVDs.(alimentação)
- melhora no sono.
- diminuição de esteriotipias.(mão na boca)
- melhora da postura

“Não julgues nada pela pequenez dos começos. Uma vez fizeram-me notar que não se distinguem pelo tamanho as sementes que darão ervas anuais das que vão produzir árvores centenárias.”
São Josemaria















2 comentários:

  1. Adorei esse trabalho.. estou no primeiro ano de fisioterapia, e quero muito entrar nesse ramo! Muito lindo esse trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de conversar com você, para saber mais a fundo sobre equoterapia! Deus abençoe :)

    ResponderExcluir